PRESENTES DE NATAL
PARA AS CRIANÇAS NO MATO 

HISTÓRICO

A campanha iniciou no natal de 1985;  a idéia surgiu quando Jorge Cancella  e  alguns   colegas de trilha  e  trabalho: Nilzon Külkamp,  Ismael dos Santos,  Manuel Clemente  e  José Carlos Pienta subiam por uma estradinha no local conhecido como Mundo Novo; algumas crianças que moravam nas  imediações  ao  ouvirem  o   ronco  das  motos,  como  sempre  faziam,  correram  acenando e "fazendo festa" para os  trilheiros.  Ao chegarem na lanchonete no alto da serra, comentaram sobre fazer uma  "vaquinha" entre eles para comprar  alguns   presentes para darem aquelas crianças no natal que se aproximava, era novembro de 1985.

No  dia seguinte  ao comentarem  com outros colegas no local de trabalho   (Terminal da Petrobrás de Paranaguá) surgiu uma lista de colaboradores que passou por vários setores  e  a  arrecadação foi bem maior do que se imaginava a principio,  foram comprados carrinhos,  bonecas e bolas; num total de quase 200 brinquedos.

A entrega de brinquedos às crianças carentes das trilhas é sempre marcada para  o  último sábado e nas ilhas no último domingo anterior  ao dia de natal.

        

No  ano  seguinte,  já com a experiência adquirida a campanha conseguiu dobrar a arrecadação de brinquedos, até que em 1987, como após a entrega nas trilhas sobraram alguns brinquedos, outros dois companheiros de trabalho:  Miguel Saif, que é o Papai Noel "oficial" da campanha e   Henrique Delorenzi tiveram a idéia de levar os brinquedos que sobraram para fazer a entrega nas ilhas o que acontece até hoje. 

À  partir de 1990,  iniciou-se  uma lista de desconto mensal  de  alguns funcionários  da   Petrobrás de  Paranaguá  que  perdura  até hoje e que garante uma boa parcela  na    grande   quantidade de brinquedos.

Nos  primeiros anos desta campanha a  dificuldade maior  era conseguir   motos e  adeptos     para carregar os  brinquedos nas trilhas,  com o tempo aumentou bastante  o  número de "trilheiros "    e no  último   natal (2010),   vigésima  sexta   edição,   com  bastante  gente   motivada,    e  quatro equipes,   com  apoio  de  caminhonetes,   caminhões,  jipes, etc.;    já   com  mais   de       três  mil brinquedos arrecadados os locais de entrega foram ampliados para outros municípios do litoral.

Com a divulgação na mídia,através de jornais, rádio e televisão, a campanha ficou muito conhecida e serviu para motivar outros  motoclubes  e  várias associações a realizarem também suas próprias campanhas.

Hoje quando já estamos partindo para a vigésima sétima campanha, iremos  entregar brinquedos para os  filhos daquelas primeiras crianças  que receberam os primeiros  brinquedos   (lá pelos idos de 1985)    e   que   agora  já adultos   (vinte e seis anos se passaram)  se    emocionam  e     nos emocionam com palavras de gratidão!!

 

Quem somos l A diretoria l Fale conosco l Fala presidente l Natal no mato e ilhas
Campanha do agasalho l Trial e trialeiros l Motocross e pilotos l Trilhas e trialheiros
Pista do aeroparque l Pista do marreco l Calendário l Notícias
Classimotos l Galeria de fotos