QUEM SOMOS


A história dos clubes de moto, em Paranaguá, se inicia em 1980, com a formação da Associação de Motociclistas Águias Negras. Na época as reuniões eram realizadas no Clube Republicano; onde eram combinados passeios, moto-gincanas, etc.

Em 1982/83 alguns parnanguáras apaixonados por moto, resolveram montar uma pista de motocross, o local escolhido foi o Rio das Pedras; mas para realizarem competições de motocross havia necessidade de uma entidade motociclística inscrita na Federação Paranaense de Motociclismo; fundaram então, em 26 de agosto de 1983, o Moto Clube Paranaguá.

Algum tempo depois, em julho de 1985, alguns trilheiros da época se reuniram e realizaram o 1º Enduro do Litoral Paranaense, onde participaram 36 pilotos estreantes; depois vieram: o 2° Enduro do Litoral Paranaense, em novembro de l985; e em 1988, com patrocínio da Parmoto, (hoje Sambaqui Motos), foi realizado o 3° Enduro do Litoral; prova válida pelo Campeonato Paranaense de Enduro de Regularidade. Nesta época para "oficializar" o evento havia necessidade de se formalizar o pedido de "alvará" para a prova através da única entidade de motociclismo do litoral inscrita na Federação Paranaense de Motociclismo, que era o Moto Clube Paranaguá, à partir de então uniram-se os participantes da Associação de Motociclistas Águias Negras e alguns sócios do Moto Clube Paranaguá e formaram uma única Diretoria para dirigir o Moto clube Paranaguá; sendo eleito para Presidente Samuel Ribeiro da Fonseca, o "Samuca.".

Este 3° Enduro do Litoral foi um sucesso, com 92 pilotos inscritos e vindos de várias cidades do Estado; na chegada da competição, na avenida Cel. José Lobo, fundos do Clube Olimpico, foram montados alguns obstáculos do tipo: gangorras, cones, traves de equilíbrio, rampa de réguas, etc., onde os pilotos tinham que demonstrar técnica e equilíbrio; o público presente vibrou com as manobras e alguns pequenos tombos dos pilotos de enduro, daí então surgiu a idéia de se realizar uma prova de Trial. Depois de alguns contactos, e com muito esforço da diretoria do M.C.P. foi realizado o l° Trial Indoor do Litoral Paranaense, em outubro de 1988; no ginásio do aterro, com a participação dos melhores pilotos do país, como o bi-campeão Brasileiro, o paulista Freddy Tejada, Capivara, o tri-campeão Caio Salerno, Rodrigo Moutinho e outros.

Em janeiro de 1989 foram realizados: o 2° Trial Indoor do Litoral, no Ginásio Joaquim Tramujas, e em seguida o Trial de Caiobá, com grande sucesso de público e mídia.

A partir de então alguns integrantes do MCP, conhecendo de perto o Trial resolveram praticar a modalidade, adaptando algumas motos nacionais e adquirindo duas Montesas velhas se iniciaram na arte de transposição de obstáculos; promovendo inúmeros eventos e participando de competições fora do Estado.

No final de 1994 através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte Amador de Paranaguá, é criado o Projeto Esportivo Pró Trial do Litoral, dessa época até l997 houve um enorme avanço em quantidade e qualidade de adeptos e participantes do Trial; foi criada a "Escolinha de Bike Trial", onde inúmeros mini-pilotos se iniciaram e foram destaques em várias provas, tanto de Campeonatos Paranaense como Brasileiro; conquistando para Paranaguá inúmeros troféus, medalhas e títulos em várias categorias.

De 1998 até 2002 o Moto Clube Paranaguá ficou inativo. Em fevereiro de 2003, após reunião com o Prefeito municipal Mário Roque, ficou "prometido" a construção de uma pista de supercross no Aeroparque, em 06 de março de 2003, se iniciaram os trabalhos da pista; e na mesma data foi empossada nova diretoria com proposta de desenvolver várias atividades, com equipes de: trilhas, enduro, motocross, velocross, trial e bike trial; e incentivar a comunidade motociclística em campanhas sociais como: campanhas do agasalho e natal do mato e ilhas, que vai para a 24ª edição em dezembro de 2007.

Em 2006 nasce uma identidade exclusiva dos trilheiros com a logo "Javalama", sendo confeccionada as camisas de trilhas contendo as logos Javalama e Moto Clube Paranaguá. Na mesma oportunidade nasceu também a equipe de enduro de regularidade composta pelos pilotos: Everaldo Bonsenhor, Eduardo Mikoda, César Batista, Cláudio Bozi e Elias Kunzs, onde em 2007 estão participando as Copa Norte de Santa Catarina e Copa TCC de enduro de regularidade.

Em 2006 nasce também a equipe de Cross Country, comandada por Rodrigo Krinert (CRF 230), participando do Campeonato TCC de Cross Country 2006 e 2007. 

Nasce em 2006 o convênio com a Adrenalina Motos, onde todos os associados recebem descontos ao apresentar sua identificação do moto clube, com renovação confirmada para 2007.

O sonho da sede própria foi realizado em 03/2007 onde recebemos da Prefeitura Municipal de Paranaguá um espaço coberto localizado no Aeroparque para as instalações de nossa sede. Com uma intensa reforma conseguimos concluir os trabalhos para a semana do meio ambiente que foi realizada no mês de 05/2007.

 

Quem somos l A diretoria l Fale conosco l Fala presidente l Natal no mato e ilhas
Campanha do agasalho l Trial e trialeiros l Motocross e pilotos l Trilhas e trialheiros
Pista do aeroparque l Pista do marreco l Calendário l Notícias
Classimotos l Galeria de fotos