TRILHAS E TRILHEIROS

A história dos primeiros trilheiros em Paranaguá começou ainda na década de 70; Jorge Cancella, João José Azevedo (João "gordo"), Egberto Ribeiro, Chico Barroso, Álvaro Barros, Celio, Douglas (falecido), Ademir Prebianca, Augustinho "português", Migues, Dimanche e outros motoqueiros ou "lambretistas" da época prescisavam fazer trilha às vezes para "desviarem" o Posto Policial, já que a maioria não era habilitada.


Nestor Denis e sua Honda CB 125 - 1972 - Clemente e Cancella na trilha da ambulância -1983

À partir de l980, Jorge Cancella em sociedade com seu irmão Fabio Cancella, montou a Loja de motos Motocan, em Paranaguá-PR., revendendo produtos Yamaha, e foi com uma Yamaha TT 125, que desbravou as primeiras trilhas mais difíceis e fez algumas investidas nos caminhos do "oleoduto".

Em 1981, com a chegada das Honda XL 250 e Yamaha DT 180 novos trilheiros começaram a desbravar os caminhos do litoral, preferiam as trilhas do Morro Inglês e Quintilha; eram: Robertinho Fontes, Renato Cury (chacal), Rubens Cruz, Jaime Canfield, Glen Farias, Bruno Pfifner (suiço), Tinho Amatuzzi (falecido), que fazia trilha com uma RX 125; e outros.

O primeiro Enduro do Litoral Paranaense foi em julho de 1985, com tempo seco, a prova reuniu 36 pilotos, onde a maioria não tinha sequer noção de navegar por uma planilha, mas o importante foi o resultado final, muitos, mesmo com motos inadequadas para percorrer as trilhas tomaram gosto pelo fora-de-estrada, e em seguida a quantidade de trilheiros aumentou significativamente.


Largada do 1º Enduro do Litoral - 1985

Com a primeira Campanha de presentes de natal para as crianças do mato neste mesmo ano, mais gente veio para as trilhas. Naquela época os trilheiros ainda não usavam equipamentos específicos para as trilhas, só tinha moto com pneu comum, relação original, retrovisores, pisca e até com "mata-cachorro" que era um largo protetor metálico, muito usado pelos motoqueiros dessa época. Tinha até quem fosse para as trilhas com motos: Yamaha RX 125, RX 180, Honda CG, ML, Turuna e até "pasmem" uma Honda CB 125, dois cilindros, importada, muito pesadona, que já era uma "merca" no asfalto, imaginem nas trilhas, mas nem por isso o Nestor Ariel Denis deixava de praticar sua trilhinha de fim-de-semana, e com a "cebezinha" encarava tudo.

De 1994 em diante, com a criação da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte Amador de Paranaguá, aumentou muito a qualidade dos eventos motociclísticos da região, e o numero de praticantes, com etapas do Campeonato Paranaense de Enduro e Trial, e com a divulgação do fora de estrada na mídia em geral, ser "trilheiro" virou moda, alguns mais afoitos na empolgação gastavam um bom dinheiro em moto e equipamentos e quando pegavam uma trilha molhada, ou com chuva, percebiam que não era essa a sua praia e acabavam desistindo logo cedo.

Com a experiencia adquirida no Trial, Jorge Cancella, Eduardo Mikoda, Paulo Duleba, Carlos "sapateiro", Altair Duarte Rocha "cabelo", Formiga e outros fizeram muito sucesso nas trilhas e foram passando as técnicas para os novos trilheiros.

Naquela época os trilheiros saiam sempre juntos num mesmo grupo, hoje com a enorme quantidade de praticantes são vários grupos a se reunirem nos fins de semana para "fazer trilha".

Em nosso litoral são quase 300 kms de trilhas aproximadamente, temos trilhas de vários graus de dificuldade e diversos tipos de piso, desde areão, pedras, barro, erosão, rios, riachos, etc.

Porém, com o aumento de praticantes criaram-se uma série de problemas: alguns não pedem permissão para cruzar propriedades particulares, não respeitam as roças, não fecham porteiras, etc.; e por causa disso alguns novos proprietários de chácaras dessas localidades estão proibindo a passagem de trilheiros pelos caminhos que cruzam suas propriedades.

Aproveitamos a oportunidade para pedir encarecidamente a todo trilheiro que obedeça a lei dos bons costumes e evitem certos hábitos ruins que só põe em risco o nosso lazer... de fazer nos finais de semana a trilha nossa de cada sábado.

 

Para ver mais fotos deste evento clique Aqui

Quem somos l A diretoria l Fale conosco l Fala presidente l Natal no mato e ilhas
Campanha do agasalho l Trial e trialeiros l Motocross e pilotos l Trilhas e trialheiros
Pista do aeroparque l Pista do marreco l Calendário l Notícias
Classimotos l Galeria de fotos